Fala-se muito, a título de corneta, que a Arena Gremista foi construída sobre um ATERRO SANITÁRIO no Bairro Humaitá.
Engana-se quem pensa isto. Na realidade a área em que a Arena está situada não é este local, mas sim o Parque Mascarenhas de Moraes, no mesmo Bairro, porém em um lado completamente oposto a localização do novo estádio. Este local sim já foi um aterro sanitário que teve como intuito a sedimentação de um banhado para ocupação habitacional.
Esta ocupação teve início nos anos 80 com a construção dos primeiros conjuntos habitacionais nas Avenidas Palmira Gobbi e Rua Profº João de Souza Ribeiro. A seguir vieram outras construções.
A comprovação de que se tratava de uma área úmida veio posteriormente com o ressurgimento de um banhado na parte central do parque. Área esta que serve de abrigo para muitas aves migratórias da região.
A existência deste aterro sanitário nesta localização foi comprovada pelo início das obras que a Rossi empreendeu no local a partir de 2006/2007. Para as fundações dos prédios a serem construídos foi necessário um longo trabalho de terraplanagem com a retirada de uma profunda camada de dejetos e posterior colocação de terra adequada.
Já a obra da Arena Gremista, como pode ser acompanhada a exaustão não necessitou de uma terraplanagem tão "invasiva", ou seja, o solo era firme, característico de áreas em que não houve o emprego de aterro sanitário. A obra já começou com suas fundações sendo fixadas diretamente no terreno. A característica de não ser um solo de aterro sanitário pode ser comprovada pela foto do início da obra onde, mesmo na época de chuvas e com o terreno semi-alagado, pode-se observar a característica argilosa do solo.
Fontes de consulta sobre a origem do "Lixão do Humaitá" como já foi conhecido e sua relação com o Parque Mascarenhas de Morais, excluindo qualquer relação com a localidade da Arena do Grêmio são diversas. O que precisa acabar é a desinformação que cerca o empreendimento Gremista.
Fontes:
- SCHERER, JFM, et. al. Estudo da avifauna associada à área úmida situada no Parque
Mascarenhas de Moraes, zona urbana de Porto Alegre (RS). Biotemas. 2006: 19 (1): 107-110
- http://wikimapia.org/1061457/pt/Parque-Mascarenhas-de-Moraes
- http://www2.portoalegre.rs.gov.br/acessibilidade_smarty/default.php?%20projeto_sec=144&p_secao=3&pg=5719&p_reg=88136
Luciano Santos
Biólogo