segunda-feira, 8 de julho de 2013

AEROMÓVEL NA ARENA E MOBILIDADE. KOFF EM BRASÍLIA. SERÁ?

Olímpico e Beira-rio disputaram a Copa/2014.

Olímpico foi descartado pois não havia interesse por parte do Grêmio em tamanhas reformas que se faziam necessárias.

Beira-rio já vinha com uma pinturinha aqui e outra ali... continuou no páreo.

Foi apresentado o projeto ARENA a FIFA para concorrer com a Reforma do Beira-rio.

Ganhou o Beira-rio, pois reformar seria mais fácil e rápido, fora os as facilidades de acesso do que já existiam.

Mas, o maior motivo alegado para a escolha foi de que A ARENA NÃO PASSAVA DE UM PROJETO NO PAPEL.

Um pouco estranho, não? Afinal, fora o Paraná e RS, todos os demais estádios eram PROJETOS NO PAPEL..

Mas tudo bem. A vida seguiu.

Acontece que passados mais de 3 anos da tal escolha, o dito PROJETO NO PAPEL virou realidade, já está de pé, tem jogos, e é considerado o melhor estádio novo do Brasil mesmo não estando na COPA.

E o estádio que bastava APENAS UMA REFORMA? Ainda não está pronto. E se quer tem-se a certeza da data final das obras...

Foi prometido para o ESTÁDIO DA SIMPLES REFORMA um tal de METRÔ, pois diziam ser indispensável. Não saiu.

Daí, lá no distante PROJETO NO PAPEL, desacreditado e ironizado por muitos, parece que aos poucos está se transformando na melhor opção de estádio da COPA/14 que não estará na COPA/14!

SIM! Vejamos:

- ENTRADA DA CIDADE
- ACESSO A FREEWAY
- ACESSO A RODOVIA DO PARQUE
- ACESSO A 3º PERIMETRAL
- ACESSO AO CENTRO DA CIDADE
- ACESSO AO INTERIOR DO ESTADO

Fora isso ainda temos as melhorias que estão projetadas para aumentar as facilidades de acesso a ARENA.

Mas o melhor ainda está por vir. O PROJETO DO AEROMÓVEL ATÉ A ARENA!!!.

SIM!! A ARENA TERÁ LIGAÇÃO COM O METRÔ!!!

NÃO, ELA NÃO É ESTÁDIO DA COPA, MAS TERÁ A DISPOSIÇÃO O QUE HAVIA SIDO EXIGIDO PARA O ESTÁDIO OFICIAL FIFA!

MOBILIDADE Notícia da edição impressa de 22/05/2013
Aeromóvel do aeroporto deve chegar até o Humaitá
Trensurb projetou 18 quilômetros da via entre o Centro da Capital gaúcha e a zona Sul, com custo total estimado em R$ 1 bilhão
Patrícia Comunello
CRISTINE ROCHOL/PMPA/JC
Humberto Kasper (d) entregou ontem ao prefeito José Fortunati o estudo de demanda para o projeto
Humberto Kasper (d) entregou ontem ao prefeito José Fortunati o estudo de demanda para o projeto
O aeromóvel que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação da Trensurb deve ser prolongado até o bairro Humaitá, que é vizinho ao atual traçado. Uma análise preliminar sobre demanda e localização, para atender a moradores e ao fluxo de empreendimentos comerciais nas regiões de expansão imobiliária do bairro e entorno da Arena do Grêmio, começou a ser feita este mês pela estatal, em Porto Alegre. A proposta também foi apresentada ao Ministério das Cidades, em Brasília. Nas próximas semanas, uma empresa deve ser contratada para fazer estudo de demanda, confirmou o diretor-presidente da empresa de trens metropolitanos, Humberto Kasper.

Ontem, a estatal entregou ao prefeito da Capital, José Fortunati, estudo de demanda para implantar até 18 quilômetros de  uma linha de aeromóvel para a zona Sul. O investimento por quilômetro, em via dupla, é estimado em R$ 60 milhões. Com isso, o trajeto completo custaria mais de R$ 1 bilhão. “É o custo estimado pela detentora da tecnologia, a Aeromóvel Brasil. Qualquer aplicador tem de pagar custo da patente”, justificou o diretor-presidente, descartando que maior extensão possa rebaixar os valores. A participação da Trensurb na execução e gestão dependerá do município.

A linha do aeroporto até o Humaitá servirá para “usar o potencial” da primeira extensão, segundo Kasper. A nova ligação é projetada para ter 2,5 quilômetros e terá duas vias, com até três estações. A estatal deverá analisar a integração com ônibus e veículos privados. O projeto que conectará o Terminal de Passageiros 1 (TPS1) tem quase um quilômetro de extensão e consumirá até R$ 37 milhões. O veículo deve começar a fazer o transporte no segundo semestre. O carro menor, com capacidade para 150 usuários, está na via desde abril, em testes de sistema, sem rodar. O segundo, para 300 pessoas, só será entregue em setembro. A fabricação é feita pela Ttrans, no Rio de Janeiro. O meio será usado para melhorar a mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, entre aeroporto e o Centro.

O gerente de desenvolvimento de engenharia da estatal, Sidemar Francisco da Silva, explicou que a expectativa é adquirir mais dois veículos, somando quatro para a operação no Humaitá. A tecnologia e os sistemas usados para mover o veículo terão de ser comprados para cada extensão. O impacto no custo virá com maior ocupação, aposta Silva. Na zona Sul, o traçado sugerido seria entre o Cais Mauá e a avenida Juca Batista, na rótula com a avenida Edgar Pires de Castro.

Fortunati evitou projetar prazos e valores e condicionou a decisão à análise que começa a ser feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Pelo estudo, que custou R$ 22 mil e foi pago pela estatal, são três fases de implantação – com capacidade total de transportar até 80 mil passageiros ao dia. O primeiro trecho teria 4,5 quilômetros, entre a estação Mercado da Trensurb e a Praça Itália, ao lado do Praia de Belas Shopping. O segundo ramal iria até o BarraShoppingSul, com traçado pela orla ou pela avenida Padre Cacique, com 4,5 quilômetros. O trecho final somaria nove quilômetros até a Juca Batista.

Um dos focos, adiantou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, é dimensionar a operação com os BRTs, que estão sendo implantados na conexão das avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Padre Cacique. O BRT amplia a capacidade do sistema. “Isso pode ser barreira, não pode ter sobreposição”, antecipou Cappellari, indicando que o potencial no trecho inicial entre o Cais Mauá e o BarraShoppingSul pode ser associado à demanda de turistas, que hoje não usam ônibus. A Trensurb também reforça que o aeromóvel gerará nova categoria de usuários. 

Fonte: Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=124626)



Sem mais amigos Tricolores, sem mais.

Abraço!



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