terça-feira, 30 de julho de 2013

BM: PARA QUE SERVIU A VIAGEM A AFRICA? VÃO DEVOLVER A HOMENAGEM DA FIFA?


Brigada Militar gaúcha faz lição de casa na África do Sul

Divulgação
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul enviou oito oficiais à África do Sul para fazerem uma análise do sistema de segurança da Copa de 2010
O maior evento mundial do futebol se desenrola em continente africano e nos servirá como uma grande escola. Com o objetivo de obter informações que auxiliem na preparação do Rio Grande do Sul para a Copa do Mundo de 2014, a Brigada Militar enviou uma missão à África do Sul. Composto por oito oficiais escolhidos por especialidades – Planejamento, Finanças, Tecnologia da Informação, Controle de Multidões, Bombeiros, Armanento e Equipamentos –, o grupo é coordenado pelo tenente-coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. “Nossa missão é fazer uma observação de todo o sistema de segurança da Copa de 2010 e replicar os ensinamentos colhidos para nos prepararmos para 2014”, afirmou Senisse em entrevista exclusiva.
A equipe aterrissou em Durban no dia 2 de junho, nove dias antes da abertura do jogos. Neste período, fizeram um trabalho de observação das medidas de segurança na cidade. Além disso, visitaram escolas e centros comunitários para verificar o trabalho desenvolvido pelo governo sul-africano, que pretende incentivar a aceitação e conscientizar os jovens e a comunidade da importância da realização do Mundial. “A Brigada Militar possui 11 escolas de Ensino Médio no Rio Grande do Sul, pretendemos desenvolver um projeto para 2014 e viemos verificar como a África do Sul atuou neste setor, foi até criado um slogan com a palavra “paixão”, onde cada letra tem um significado”, comentou o tenente-coronel.
Senisse salientou o fato de que o sistema policial da África do Sul é novo, pós-apartheid, portando, ainda existem algumas falhas. Disse, ainda, que a segurança dos estádios segue o modelo FIFA, mas como o país tem características peculiares, a segurança ficou deficitária. “No Brasil, teremos que fazer adaptações ao modelo FIFA, pois temos características específicas. Não é preciso vivenciar o acidente para atuar na parte preventiva”.
O tenente-coronel também comentou os pontos fortes na segurança da nação. “A rapidez no sistema judiciário me impressionou! Uma equipe de jornalismo portuguesa foi roubada, em 48 horas os responsáveis foram presos e o julgamento já os sentenciou a 15 anos de prisão”, Senisse também falou sobre a qualidade da segurança estrutural dos palcos das partidas: os estádios. “A estrutura tem ênfase na segurança do público, em caso de alguma catástrofe, os torcedores conseguem sair rapidamente”.
Segundo o tenente-coronel, um aspecto que inibe a violência é a proibição da venda de bebidas alcoólicas em locais públicos. Existem outras características, diferentes do Brasil, que diminuem a ocorrência da violência. “Aqui existe uma política da utilização de veículos, pouco deslocamento a pé, o que dificulta a ação delinqüente”, apontou Senisse.
Uma ação conjunta entre a comitiva da Secretaria da Copa e a delegação da Brigada Militar ficou marcada para o dia 24 de junho, quando o projeto "O Rio Grande te Espera" – ação de divulgação dos municípios gaúchos em território africano – se desloca até Durban. que acompanhará os técnicos da secretaria para colher informações sobre o planejamento realizado na cidade sul-africana para este Mundial.
O secretário Extraordinário da Copa de 2014 no Rio Grande do Sul, Eduardo Antonini, acredita que a iniciativa conjunta é fundamental para o planejamento de 2014. "Colher todas as informações e conhecimentos aplicados na organização de uma Copa do Mundo é o primeiro passo para se tornar referência. A Secretaria da Copa e a Brigada Militar estão dispostas a trabalharem de forma integrada para atingirem essa meta", salientou.
O grupo embarca rumo ao território brasileiro no dia 15 de Julho, quando já terão em mãos os dados de planejamento e operacionais do evento. “Quando regressarmos, faremos um seminário onde serão debatidos e analisados ponto a ponto os aspectos negativos e os positivos. Queremos repassar este material para todas as cidades-sede, para que seja organizado um modelo único de segurança pública para a Copa do Mundo de 2014”.

FIFA concede troféu de reconhecimento à Brigada Militar pelo trabalho apresentado na África do Sul

Autor: Christian Baum
Local: Porto Alegre - RS
O Comitê da FIFA premiou a Brigada Militar com um troféu pelo interesse e desempenho no trabalho apresentado durante a viagem de 17 dias em que uma comitiva gaúcha percorreu quatro cidades-sede da Copa de 2010 na África do Sul, divulgando as qualidades do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário