O surpreendente Rochedo de Gibraltar
No sul da península ibérica encontra-se o pequeno território inglês de Gibraltar, onde a Europa e África se separam por um curto estreito com menos de 20 km de largura.
O grande rochedo domina a paisagem
Disputado como ponto estratégico desde os primórdios das navegações, tem registros de presença fenícia, romana e árabe.
Um grande rochedo de quase 400 m de altura domina imponentemente a paisagem, indicando os limites entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. Este grande bloco de pedra, conhecido como "Coluna de Hércules", guarda interessantes histórias e paisagens a quem o visita.
Vista aérea, com os contornos da costa africana ao fundo
Visitando quase 50 km de túneis utilizados durante a 2a Guerra Mundial, conhecendo mais de 150 cavernas que guardam registros de ocupação do Homem de Neanderthal, apreciando sua igreja subterrâneas, interagindo com os últimos primatas selvagens da Europa, ou apenas apreciando o contorno da costa africana durante um passeio de Teleférico, o Grande Rochedo de Gibraltar impressiona e encanta com sua diversidade.
A bela iluminação noturna de Gibraltar
Veja agora as belas imagens deste pequenino mas impressionante local, disputado até hoje por Grã-Bretanha e Espanha, que possui o único aeroporto do mundo cuja pista é cortada por uma avenida.
TÚNEIS
O sistema de túneis de Gibraltar começou a ser criado no século XVIII, mas foi expandido durante a Segunda Guerra Mundial, onde mais de 30 mil soldados ingleses e aliados defenderam a partir de Gibraltar as rotas de navegação do Mediterrâneo contra os alemães e italianos. A população civil foi evacuada para o Marrocos.
Quase 50km de túneis foram escavados debaixo do Rochedo
CAVERNAS
Ao longo dos séculos mais de uma centena de cavernas foram exploradas no Rochedo de Gibraltar. Foram encontradas importantes artefatos que comprovaram que nestas cavernas viveram grupos de Homens de Neanderthal.
Grandes salões nas mais de 150 cavernas do Rochedo
Cavernas à Beira-Mar
Até uma igreja foi construída em suas cavernas: a bela St. Michael
MACACOS DE GIBRALTAR
O Rochedo de Gibraltar é habitat do último grupo de primatas selvagens da Europa, os macacos de Gibraltar. Cerca de 250 deles vivem livremente, e tem um valor simbólico muito grande. Os ingleses dizem que enquanto houver macacos no Rochedo, Gibraltar continuará sendo ocupado pelos ingleses. Durante a segunda guerra, alguns macacos foram transportados para a Inglaterra, para protegê-los em caso de ataques inimigos.
TELEFÉRICO
O único teleférico de onde pode-se ver paisagens de 2 continentes
AEROPORTO DE GIBRALTAR
O aeroporto de Gibraltar por si só já é uma atração: Construído cortando a estreita faixa de terra de Gibraltar, sua pista avança quase 800 metros sobre o mar, e para não interromper todo o tráfego de pessoas e automóveis, é cortado por uma avenida. Um semáforo controla o trânsito, alternando automóveis e Boeings, em uma paisagem única no mundo.
Quando os aviões taxiam na pista, um farol interrompe o fluxo de automóveis
Uma cena pitoresca: carros aguardandoa passagem de um avião no cruzamento
Saiba mais sobre Gibraltar
e também sobre o impressionante Rochedo...
Fonte: http://the-rioblog.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2011-01-01T00:00:00-02:00&max-results=50
Nenhum comentário:
Postar um comentário