segunda-feira, 6 de maio de 2013

PHOTOSHOP FIFA: Agora sim campeão de tudo...

Mais um CHULETÃO (*) termina e com ele vem aquela ode ao importante "título" conquistado... Claro, com o Grêmio isso não vale, pois a frase "a mais de 10 anos sem títulos" não coloca nesta estatística os míseros CHULETÕES conquistados.

(*)CHULETÃO: termo criado por este autor para definir o Novelettão, ou Gauchão como preferem alguns. Por que CHULETÃO? Ora, a chuleta, quando assada, até que tem um gostinho bom no início, mas 15 minutos depois seca e ninguém mais quer.

Pois ontem surgiu uma pequena polêmica a cerca de um tal pôster de campeão. Logo foi reparado o equívoco que deve ter surgido pois o SCI já teve casos de Photoshop com "famosos diretivos" como o da matéria abaixo:


REVISTA DO INTER APELA PARA A MALANDRAGEM
RevistadoInterpelaparaRevistadoInterapelaparamalandragem
22 abr 2009
intersocial1
Na festa do Mocotó me caiu nas mãos a revista do projeto “Inter Social” e em poucos minutos foi possível flagrar uma malandragem gráfica lamentável e desnecessária.
Não que seja algo grave. O registro vale mais pelo grotesco da manipulação. A revista não traz a data de sua publicação, mas possivelmente foi impressa entre o fim de 2007 e o início de 2008. Trata-se de uma espécie de revista de prestação de contas dos projetos sociais do Internacional, como o Saci Colorado, o Interagir e o Genoma.
As páginas 4 a 5 são dedicadas a apresentar os projetos do Internacional junto ao público infantil. A segunda foto mostra um evento da Semana da Criança: uma gurizada em chamas no primeiro plano e, atrás, alguns dirigentes do Internacional, entre eles, o presidente Vitório Piffero. Peraí, Vitório Piffero?
intersocial2
Na primeira olhada já aparece a manipulação sem-vergonha, mal-feita e malandra. É fácil de perceber que Piffero foi colocado ali numa montagem à moda Miguelão no Photoshop, devido ao fato singelo de que está com OUTRA COR em relação aos demais.
No detalhe fica mais evidente.
intersocial2det
 O fato de manipularem uma foto para tentar mostrar que o presidente do clube esteve um evento ao qual nunca compareceu já seria lamentável por si só. Tática marota para levantar a bola do presidente, usando dinheiro da instituição. Mas não pára por aí.
Os responsáveis pela revista nem se preocuparam com o fato de que, duas páginas depois, o mesmo Piffero, com o mesmo terno, fazendo a mesma pose, aparecesse em outra foto, em outro evento. Ou também seria uma montagem? 
intersocial3
 A revista ainda traz uma foto do evento da Semana da Criança, por outro ângulo, em que – tchã-ran! – Piffero simplesmente não está.
intersocial4
Não pregarei nenhuma moral. Só me pergunto: pra quê?

Éhhh amigos...
Saudações Tricolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário